Será lançado na quinta-feira, 28, às 18h, na série Lives da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a versão digital do Dicionário Brasileiro de Comunicação e Religiões, obra inédita no país. A edição impressa, de 500 exemplares, terá lançamento à parte, no final de maio.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
Além dos verbetes voltados às religiões e famílias cristãs, o Dicionário traz informações sobre (in)tolerância religiosa, autoridade religiosa, ecumenismo, fundamentalismos, mercado religioso, minorias, religiosidades e espiritualidades indígenas, sincretismo, xamanismo, religiões de matriz africana, novas espiritualidades.
No capítulo sobre linguagens e práticas religiosas, o Dicionário se debruça, entre outros, temas como bens simbólicos, ortodoxia, proselitismo, religiosidades popular e rituais.

Um capítulo significativo trata dos processos e produtos midiáticos, focado em assuntos como a religião do jornalismo, cultura gospel, cultura pop e religião, desinformação, o jornalismo praticado em denominações cristãs, e religiosidade nas mídias.
Outro capítulo é dedicado às teorias da comunicação e religiões. Ai constam verbetes sobre agenda-setting e religiões, cibercultura e religiões, gatekeeping e religiões, educomunicação, indústria cultural e religiões, marketing religioso, midiatização e religiões, opinião pública e religiões, semiótica e religiões, teoria da linguagem, teoria do discurso e religiões.
O Dicionário, com mais de 500 páginas, está sendo publicado pela Unaspress, editora da Universidade Adventista, de São Paulo.
Leia mais
- A modernidade fragmentou o campo religioso e fez emergir uma diversidade de religiões. Entrevista especial com Carlos Steil. Revista IHU On-Line, Nº. 220
- Estas são as religiões que mais rápido estão crescendo ou desaparecendo
- Diálogo entre culturas e religiões
- Mídia e religião no Brasil. Entrevista especial com Leonildo Silveira Campos
- Comunicação e religião: jornalistas em debate no Átrio dos Gentios
- O que é a “diversidade” religiosa
- As religiões na cidade plural
- Não existem mais as religiões de antigamente. Artigo de Giancarlo Bosetti
- As metamorfoses da fé
- Por uma teologia do pluralismo. A obra de Jacques Dupuis
- Pluralismo: para além da secularização
- Pluralismo religioso: desafio para a teologia do século XXI
- Somos pluralistas, graças a Deus. Artigo de Peter Berger
- O aumento da pluralidade religiosa no Brasil
- O diálogo inter-religioso. Artigo de Andrés Torres Queiruga
- Cristãos, judeus e muçulmanos unidos em um observatório do pluralismo religioso
fonte: https://www.ihu.unisinos.br/618041-pais-tera-um-dicionario-brasileiro-de-comunicacao-e-religioes