O desmonte do Estado brasileiro e o retrocesso civilizatório. Documento de Análise de Conjuntura apresentado para a CNBB

O Grupo de Trabalho de Análise de Conjuntura formado por especialistas leigos e religiosos (*) apresentou ao Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB a análise do momento atual e as tendências para o próximo período. Esse grupo de trabalho é coordenado por dom Francisco Lima Soares, Bispo de Carolina (MA), e formado por especialistas de vários organismos e entidades de pastoral e professores de Universidades Católicas*. 

O documento inicia pontuando que “o principal fenômeno da conjuntura brasileira e mundial segue sendo a pandemia, que persistentemente ceifa as vidas humanas e contribui para o crescimento da crise econômica e social na nossa casa comum. A ação dos governos no enfrentamento da crise tem sido determinantes para o seu aprofundamento ou superação da pandemia. No Brasil, a crise, apelidada de “tempestade perfeita”, por sua complexidade e extensão nas diversas esferas da sociedade, tem apresentado características que nos desafiam à compreensão”. 

Faz um apanhado da situação de agravamento da desigualdade no país, a financeirização e agressões ao meio ambiente e as sérias afrontas aos direitos humanos pelos aparatos de segurança e milícias. Mas vê também alguns sinais de esperança, especialmente quando o Senado Federal conduz uma CPI que pode colocar uma nova luz sobre como o governo tem agido na condução da pandemia.

 

Leia o texto integral aqui

 

*Participaram da elaboração deste texto: Dom Francisco Lima Soares – Bispo de Carolina – MA, Pe. Paulo Renato Campos – Assessor de Política da CNBB, Pe. Thierry Linard de Guertechin – Centro Cultural de Brasília – CCB/OLMA, Antonio Carlos A. Lobão – PUC/Campinas, Francisco Botelho – CBJP, Gustavo Inácio de Moraes – PUC/Rio Grande do Sul, Manoel S. Moraes de Almeida – Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, Marcel Guedes Leite – PUC/São Paulo, Robson Sávio Reis Souza – PUC/Minas, Tânia Bacelar – UFPE, Maria Lucia Fattorelli – Auditoria Cidadã da Dívida, Melillo Dinis do Nascimento – Inteligência Política (IP), Ricardo Ismael – PUC/RJ. É um serviço para a CNBB. Não representa, contudo, a opinião da Conferência.


 

Leia também no IHU:  América Latina: da ingovernabilidade ao caos. Artigo de Raúl Zibechi

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *