Nota das Pastorais e Organismos do Regional Sul 1 da CNBB

PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL

NOTA DAS PASTORAIS E ORGANISMOS DO REGIONAL SUL 1 DA CNBB

“O Brasil vive uma grave crise – sanitária, econômica, social e política — exigindo de todos, especialmente de governantes e representantes do povo, o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. O momento que estamos enfrentando clama pela união de toda a sociedade brasileira…. A vida
humana está em risco”!

Assim inicia o manifesto que lança, em 2020, o PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL1 , assinado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comissão Arns, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciência (ABC), seguido da adesão de inúmeras entidades, em vista da superação da grave crise em que se encontra o Brasil.

As Pastorais e Organismos abaixo assinados manifestam, também, seu compromisso com o “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, e declaram que:

• Repudiam o negacionismo, a inépcia e o descaso do governo federal em relação à pandemia, o que nos fez chegar a quase meio milhão de mortos.

• Consideram inaceitável, no Estado de São Paulo, o desmonte de políticas sociais, com o empobrecimento de milhares de famílias e o enorme avanço da fome.

• É necessário, para a contenção da pandemia, lockdown, medidas preventivas de modo continuado be cuidados sanitários adequados nos serviços essenciais, bem como testagem e vacinação acelerada, que alcance, efetivamente, aos mais vulneráveis, além de campanhas educativas em vista do cuidado com a saúde.

• E LUTAMOS POR: vacina para todos; fortalecimento do SUS, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e das proteções sociais; auxílio emergencial de R$ 600,00 até o fim da pandemia; financiamento às pequenas e médias empresas e à agricultura familiar; investigação dos crimes cometidos pelas autoridades e afastamento dos responsáveis (CPI da Pandemia).

Fortaleçamos a solidariedade, o cuidado dos mais vulneráveis e as políticas públicas que garantam a dignidade de todos, no compromisso com a construção de uma sociedade justa e fraterna! Organizemos grupos em vista de somarmos esforços pelo Pacto pela Vida e pelo Brasil2.

Sejamos mobilizadores do Pacto pela Vida e pelo Brasil, formando grupos de 12 pessoas, conforme a proposta do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), à semelhança do primeiro grupo de Jesus3 , para fomentarem o debate e ações a partir da defesa da Vida e do Brasil.

São Paulo, 8 de junho de 2021

Comissão Regional de Justiça e Paz (CRJP)
Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB – Regional SP)
Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB – Regional SP)
Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB – Regional SP)
Pastoral da Saúde
Pastoral da Criança
Pastoral Fé e Política
Pastoral da Pessoa Idosa
Pastoral da Sobriedade
Pastoral da Juventude
Pastoral Afro
Pastoral Operária
Pastoral do Menor
Pastoral da Mulher Marginalizada
Pastoral da Ecologia Integral
Pastoral da Educação
Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Conselho Indigenista Missionário (CIMI)
Pastoral Indigenista
Cáritas Brasileira – Regional SP
Campanha da Fraternidade – Regional SP
Grito dos Excluídos
6a Semana Social Brasileira – Regional SP

 

————-

1 https://www.cnbb.org.br/pacto-pela-vida-e-pelo-brasil-01/

2 https://cnlb.org.br/pactopelavida/

3 Toda pessoa pode ser mobilizadora do “Pacto pela Vida e pelo Brasil”. O mobilizador convida mais 12 pessoas, comas
quais vai dialogar a partir dos materiais do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (disponíveis também em
www.cnlb.org.br), em vista do debate com informações corretas e de ações emergenciais neste contexto da pandemia.
Ao se cadastrar no link, receberá materiais didáticos para formar o grupo de 12 pessoas pelo Pacto pela Vida e peloBrasil:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5RmqWTUU25qL6Xf8PNOu_viE4htowmlgmwAXXqjs_9uNcTA/view
form

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *