A Coalizão Negra por Direitos, articulação que reúne 150 organizações do movimento negro, vai protocolar na quarta-feira (12) um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O pedido se baseia, segundo os proponentes, em crimes de responsabilidade praticados por Bolsonaro que atentam contra a vida da população negra e suas comunidades.
A reportagem é publicada por Congresso em Foco, 11-08-2020.
Além das assinaturas das organizações que compõem a Coalizão, o documento tem o apoio de outras mais de 600 entidades e instituições de todo o país, centenas de trabalhadores e trabalhadoras domésticas, da saúde, informais, de aplicativos, da construção civil e pessoas ligadas à cultura e à religião.
“No curso de nossa história, o movimento negro brasileiro sempre se fez presente em momentos críticos de defesa aos direitos humanos e de necessidade de construção democrática. E mais um vez agora!”, diz parte do texto publicado no site da Coalizão.
O pedido acontece “em decorrência do menosprezo e negligência com o qual o Presidente da República Jair Bolsonaro atuou na pandemia do coronavírus, descumprindo o seu dever constitucional de garantia aos direitos constitucionais e universais à vida e à saúde, através de atos que consistem em crime de responsabilidade”.
Entre os crimes atribuídos pelo movimento estão o uso de medicamentos não comprovados para o tratamento de coronavírus, negar medidas de atendimento e enfrentamento à covid-19 em comunidades mais vulnerabilizadas; dentre elas as comunidades quilombolas e a atuação para conflitar com os estados, “frentes às ações apropriadas que estavam sendo realizadas pelos governadores para contenção da pandemia“.
O pedido também cita ações do presidente no sentido de cercear os direitos políticos, de gerar suspeita ao sistema eleitoral vigente, ataques aos direitos constitucionais de acesso à informação e liberdade de expressão, ações para extermínio e vulnerabilização, especificamente, das comunidades quilombolas, e atos que incitam discriminação racial e religiosa.
O protocolo do documento deve acontecer às 11h,na Câmara dos Deputados, seguido de ato simbólico no gramado da esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional e entre o Ministério da Justiça e da Saúde.
Leia mais
- Racismo é sempre uma nova roupagem para práticas do período da colonização. Entrevista Especial com Wanderson Flor do Nascimento
- Por que a COVID-19 é mais mortal para a população negra?
- Sobre racismo estrutural no Brasil
- Racismo e branqueamento no Brasil
- “Os racistas no Brasil conseguiram durante muito tempo invisibilizar a reação negra. Mas isso acabou”. Entrevista com Douglas Belchior
- Pandemia torna mais explícita desigualdade étnico-racial no Brasil e moradores de favela se organizam coletivamente para sobreviver
- Vulnerabilidade da população negra à violência policial e à pandemia revela racismo estrutural no Brasil
- Desigualdade racial: por que negros morrem mais que brancos na pandemia?
- Racismo no Brasil: todo mundo sabe que existe, mas ninguém acha que é racista, diz Djamila Ribeiro
- De um racismo a outro. Artigo de Jean-Claude Guillebaud
- Antirracismo é o núcleo central da luta antifascista no Brasil
- A pauta agora (e de muito tempo) é o racismo
- Estátuas, motéis e restaurantes: como os brancos se orgulham do passado escravista
- Remover estátuas não é apagar a história. Pelo contrário: é escrevê-la
- Vidas negras importam: “Este movimento marca uma virada histórica”
- “Eu não posso respirar”
- “Não posso respirar”
- A verdadeira face da AmeriKKKa: uma crítica aos olhares colonizados vindos do Brasil
- Miguel, menino negro e filho de empregada doméstica, morreu por negligência da patroa branca
- Caso Miguel: morte de menino no Recife mostra ‘como supremacia branca funciona no Brasil’, diz historiadora
- “O Brasil é um país bom, mas a elite branca que está no poder é racista”, afirma Paulo Lins
- “Até quando, Senhor?” O clamor das pessoas negras
- O Quadro Negro. Artigo de Isaack Mdindile
- Todas as vidas não importam até que as vidas negras importem
- A execução de George Floyd e o silenciamento do negro
- Obrigado, George
fonte: http://www.ihu.unisinos.br/601783-movimento-negro-apresenta-pedido-de-impeachment-de-bolsonaro