Dom Total – 18/12/20
Para o presidente da CNBB, Bolsonaro subestimou a doença, contribuindo para que muitos não respeitem as regras para conter a transmissão

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, criticou a gestão da pandemia do novo coronavírus conduzida pelo governo federal. Para o arcebispo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) subestimou a doença, contribuindo para que muitos não cumprissem as medidas de prevenção.
Leia a Liturgia Diária no DomTotal
“Sem generalizado senso de corresponsabilidade, o país sofreu com explosões de casos e aumento da pobreza, pois o descontrole da pandemia agrava suas consequências na economia. Considera-se a necessidade de um consistente programa de vacinação, exigindo superação de desgovernos e politização abomináveis. O momento exige o coro dos lúcidos”, declarou o arcebispo em entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo.
O presidente da CNBB ainda revelou que a Igreja Católica contabiliza 21 mortes de padres pela Covid-19, segundo a Comissão Nacional de Presbíteros. Ele admite, contudo, que o número pode ser bem maior, se considerados missionários e membros de comunidades católicas.
Na entrevista, dom Walmor afirma que a CNBB está aberta ao diálogo ao governo federal, mas que isso não aconteceu plenamente. Para o arcebispo, os resultados das eleições 2020 mostram que o eleitor que fugir de polarizações: ‘o povo não tolera extremismos, seja de que lado for’, disse.
Na entrevista, concedida à repórter Anna Virginia Balloussier, o presidente da CNBB esquivou-se de comentar diretamente o caso do arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Correia, investigado por suposto abuso sexual. Dom Walmor criticou pré-julgamentos e diz confiar na verdade dos fatos. “Temos presente o que nos diz o apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios: ‘Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele'”, disse.
Clique aqui para conferir a entrevista na íntegra
Redação Dom Total
fonte: https://domtotal.com/noticia/1489127/2020/12/dom-walmor-critica-gestao-de-bolsonaro-na-pandemia-momento-exige-o-coro-dos-lucidos/