
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) acaba de estrear uma coluna fixa, mensal, no jornal Brasil de Fato DF. A proposta está alinhada à missão do Conselho, que é: “Fortalecer o testemunho ecumênico […], fomentar o diálogo inter-religioso e promover a interlocução com organizações da sociedade civil e governo para a incidência pública em favor de políticas que promovam a justiça e a paz.”
A coluna vai tratar de diversos assuntos relacionados à pluralidade religiosa, espiritualidades dialógicas, defesa de direitos, reflexões de origem teológica, além de pautas cotidianas em que igrejas e movimentos religiosos de alguma forma se fazem presentes, seja direta ou indiretamente.
O primeiro artigo da série foi escrito pela secretária-geral do CONIC, a pastora Romi Bencke, com título “Reflexões para a superação das violências e para a promoção da unidade na diversidade”.
“Na tradição cristã, exemplo de espiritualidade dialógica é visto no encontro entre Jesus e a samaritana à beira do poço. Duas culturas religiosas diferentes que se encontraram, dialogaram e conviveram. É possível coexistir, desde que aceitemos refletir com profundidade sobre o que nos divide e porque nos querem divididos”, explicou Romi.
Para acompanhar os artigos mensais, clique aqui.