O secretario executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel, participou, entre os dias 31 de março e 3 de abril, do 8º Foro dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável (Foro LAC), na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em Santiago, no Chile.
Governos da América Latina, do Caribe e de outras regiões do mundo, juntamente com sociedade civil, autoridades e especialistas do Sistema das Nações Unidas, organizações internacionais e regionais, setor privado e academia se reuniram para discutir os desafios e os avanços na implementação da Agenda 2030.
O encontro contou com uma série de diálogos sobre ações globais, regionais e nacionais. Também ocorreram eventos paralelos organizados pela sociedade civil, Sistema das Nações Unidas, governos membros da Cepal, setor privado e outras entidades participantes.
Na ocasião também foi apresentado o 8° relatório sobre o progresso e os desafios regionais em relação à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na América Latina e no Caribe, intitulado “América Latina e Caribe nos Cinco Anos Finais da Agenda 2030: Liderando Transformações para Acelerar o Progresso”.
O documento apresenta os desafios internacionais e específicos para cada região, que dificultam os esforços para cumprir a Agenda 2030 e aborda as expectativas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O encontro contou com uma série de diálogos sobre ações globais, regionais e nacionais. Foto: Daniel Seidel/CBJP
Na terça-feira (1/4), Daniel Seidel participou da mesa sobre a COP30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), na cidade de Belém (PA).
O secretario executivo da CBJP apresentou o projeto “Igreja Rumo à COP30″, liderado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e que conta com a participação do CELAM, da Caritas AlyC e entre outras instituições. Daniel também falou sobre o impacto do Acordo de Escazu e a liderança profética do Papa Francisco, no âmbito da Ecologia Integral, por meio das encíclicas Laudato Si e Laudate Deum.