Bispo do regional Sul 3 da CNBB relata as impressões de sua primeira visita Ad Limina Apostolorum

Ainda de Roma, junto aos 22 bispos e arcebispos do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo de Vacaria (RS), dom Silvio Guterres Dutra, expressou as impressões da sua primeira visita Ad Limina Apostolorum, de 2 a 6 de maio, como prelado, ao Vaticano e ao Papa Francisco.

O bispo relatou que a agenda da visita Ad Limina, que compreende visitas e contatos com os Dicastérios e Congregações do Vaticano, foi mais intensa e concentrada em razão da necessidade de recuperar o tempo e assuntos que se acumularam em função do encontro ter sido cancelado, em 2022, por conta da pandemia da Covid-19.

“O tempo que tivemos em torno de um hora e meia com cada Congregação foi de muito proveito e de surpresas interessantes. Destaco, o que ficou bem claro em todos os momentos, que Roma gostaria de nos escutar mais do que dizer coisas e dar normas e indicações, eles estavam ansiosos para nos escutar”, disse

Nesta visita, de acordo com dom Silvio, ficou bem claro que a orientação da Cúria Romana é de que a atitude dos Dicastérios, Congressões e Comissões do Vaticano em relação aos bispos seja de apoio e de serviço à Igreja que está presente no mundo inteiro e, em razão disto, foram orientados muito mais a escutar do que falar. “Não que eles não tenham dito coisas importantes. Sempre que colocávamos alguma questões eles tinham importantes orientações de critério e discernimento para nossa caminhada”, reforçou.

Dom Silvio ressaltou que é notável o espírito do Papa Francisco em todos os setores do Vaticano. “Ficou muito clara a coerência entre o que o Papa faz pessoalmente e que os setores da Cúria fazem e seguem este espírito”, disse. Para o prelado, tão marcante quanto conhecer as estruturas do Vaticano, foi encontrar-se com o Papa Francisco por duas horas. “O Papa Francisco teve uma acolhida extraordinária em relação a nós, estava muito feliz, o semblante dele revelava isto, embora com as dificuldades no joelho, mas isto não impediu que ele estivesse à vontade conosco”, disse.

“Um irmão bispo entre os bispos”

 

Dom Silvio Guterres Dutra entrega um presente ao Papa | Fotos: arquivo pessoal de dom Silvio.

O bispo contou que o Papa Francisco os deixou muito à vontade e livres para dizer o que gostariam de dizer, perguntar o que gostariam de perguntar sem filtros por estarem entre irmãos bispos.

“Isto é magnifico, pensando uma trajetória hierárquica que a Igreja tem, ter no Papa uma pessoa tão disponível e aberta e um irmão, bispos entre bispos, com toda a responsabilidade que ele tem de estar à frente da Igreja que está no mundo inteiro”.

Dom Silvio destacou que o Papa fez várias brincadeiras com os bispos, se colocou à disposição e fez algum sacrifício físico para estar mais próximo entre os prelados do Sul 3 da CNBB. “É uma experiência enorme, humana e divina, uma verdadeira sensação de estar tocando o apóstolo eleito por Cristo para estar à frente da Igreja neste tempo. Eu não tenho dúvida nenhuma de que a eleição do Papa Francisco é obra do Espírito Santo para o nosso tempo. Somos gratos e privilegiados como nosso Papa, o bispo maior, na diocese de Roma que garante a comunhão entre nós no mundo inteiro”, disse.

O bispo que já se considerava convicto e animado quanto à sua vocação disse que, após o encontro com o Papa,  volta para a sua diocese muito mais convicto de que está no lugar certo, fazendo a coisa certa e com as pessoas certas. “O Papa dá esse recado para nós mesmos em tempos difíceis de incompreensões”, ressaltou.

fonte: https://www.cnbb.org.br/bispo-do-regional-sul-3-da-cnbb-relata-as-impressoes-de-sua-primeira-visita-ad-limina-apostolorum/

Bispos do Ceará e Piauí com o Papa: “Um verdadeiro banho de espiritualidade”

Bispos do Piauí e Ceará em Visita ad Limina Apostolorum

Na audiência concedida por Francisco teve até bolo e espumante para comemorar dois bispos aniversariantes. Os presidentes dos Regionais Nordeste I e IV relataram ao Vatican News os momentos mais marcantes do encontro, feito de diálogo e escuta: “Uma roda de conversa”.

Bianca Fraccalvieri – Vatican News

“Um verdadeiro banho de espiritualidade e também de pastoral”

Assim foi a audiência que o Papa Francisco concedeu na quinta-feira (12/05) aos bispos dos Ceará e Piauí, presentes em Roma para a visita ad Limina Apostolorum.

De acordo com o bispo de Sobral (CE), Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, presidente do Regional Nordeste I, o encontro com o Papa foi “surpreendente”:

“Nós nos surpreendemos com a visita ao Papa, como fomos acolhidos pelo Santo Padre. Foi uma roda de conversas, foi maravilhoso, nos sentamos literalmente numa roda. O Papa estava em cadeira de rodas, mas nos acolheu muito bem. Depois, pediu que fizéssemos perguntas: ‘Se quiserem criticar o Papa, podem criticar. Se quiserem fazer alguma pergunta, podem fazer’. E assim cada bispo apresentou-se.”

Festa com bolo e espumante

Mas não só, Dom Vasconcelos relatou um momento para lá de especial. Por fazer aniversário neste 12 de maio, o bispo de Sobral ganhou no final da audiência bolo e espumante. A “festa” era para comemorar também o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, que faz anos amanhã, 13 de maio.

“Foi um ágape, maravilhoso esse nosso encontro.”

“O Papa está muito bem”

Na mesma linha se pronunciou Dom Juarez Sousa da Silva, bispo da Parnaíba e presidente do regional nordeste IV (Piauí).

“Pudemos sentir a paternidade do Papa Francisco, não obstante a sua idade e a situação de saúde. Mas ele está muito bem. Se a gente vir só pela televisão, a gente pensa que o Papa está doente. O Papa não está. Ele está muito bem, muito disposto, muito simpático. O encontro com ele foi profundamente marcado pelo diálogo, pela proximidade, pela escuta, pela interação.”

“Nós tomamos um verdadeiro banho de espiritualidade e também de pastoral, no qual ele disse: precisamos ser próximos entre nós, próximos dos sacerdotes e próximos do povo de Deus.”

Os bispos concluem nesta sexta-feira (13/05) sua visita ad Limina com a celebração da missa na Basílica de S. Paulo Fora dos Muros e visita ao Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral.

Dom Magnus: “o Papa é um homem de uma grandeza de alma”

Presente também no encontro o bispo de Crato, no Ceará, Dom Magnus Henrique. Dom Magnus falou da alegria dos bispos do Regional Nordeste 1 e 4 pelo encontro com o Santo Padre. “Foi um grande encontro de evangelização, de espiritualidade, de pastoral” disse o bispo de Crato. “O Papa – continuou – é um homem de uma grandeza de alma, feliz. Embora limitado numa cadeira de rodas, mas com um espírito suave “veio ao nosso encontro” e nos trouxe “o sorriso largo”. Uma acolhida que muito nos marcou: saímos da sala, do encontro com o Santo Padre trazendo no coração a certeza da confirmação na fé.

“O Papa nos pediu que tenhamos misericórdia, amor e abertura de coração para com todos aqueles que sofrem no corpo e na alma. Pediu que cada bispo tivesse proximidade com Deus. Tivesse uma comunhão verdadeira entre o episcopado, uma proximidade paterna com todos os padres e de modo especial com o Povo de Deus”.

Eis o que nos disse na íntegra dom Magnus

fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-05/bispos-ceara-e-piaui-encontram-papa-francisco.html

 

Vocacionista, dom Ionilton participa da canonização do padre Justino Russolillo

Com o Papa Francisco, o bispo da Prelazia de Itacoatiara - AM, Dom José Ionilton de Oliveira, SDV (Vatican Media)

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano – Vatican News, o bispo da Prelazia de Itacoatiara, dom José Ionilton de Oliveira, sdv, nos fala da alegria de poder participar da solene Missa de canonizações, este domingo, 15 de maio, presidida pelo Papa Francisco. Como bispo pertencente à família Vocacionista, dom Ionilton nos fala da espiritualidade vocacionista em seu ministério episcopal à frente da Igreja particular de Itacoatiara – terra de missão -, no coração da Amazônia brasileira

Raimundo de Lima – Vatican News

 

O bispo da prelazia de Itacoatiara – AM, dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, sdv, encontra-se em Roma estes dias para participar no domingo, 15 de maio, da Missa presidida pelo Papa Francisco na qual o Santo Padre canonizará, entre outros, o bem-aventurado Justino Maria Russolillo, fundador da Sociedade das Divinas Vocações, mais conhecidos como Vocacionistas, família religiosa da qual dom Ionilton faz parte.

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano – Vatican News, o bispo da Prelazia de Itacoatiara nos fala inicialmente desta sua vinda a Roma e da alegria de poder participar desta solene celebração de canonizações.

Como bispo pertencente a esta família religiosa, dom Ionilton nos fala da espiritualidade vocacionista em seu ministério episcopal à frente da Igreja particular de Itacoatiara – terra de missão -, no coração da Amazônia brasileira.

Na oportunidade desta entrevista, pedimos a dom Ionilton que nos explicitasse o decreto feito por ele em sua Prelazia em defesa do Meio Ambiente e dos Povos Amazônicos da região de Itacoatiara (ouça na íntegra clicando acima).

Canonização

Como filho espiritual de São Justino Russolillo, dom José Ionilton partilha a sua alegria pela canonização do fundador da família vocacionista, com a seguinte mensagem publicada pouco antes da Missa de canonizações deste domingo, 15 de maio, presidida na Praça São Pedro pelo Papa Francisco:

Bom dia!

Este é um dia para mim de muita alegria porque o Padre Justino Russolillo, Fundador das Congregações Vocacionista (Religiosos e Religiosas) e do Instituto Secular, Apóstolos da Santificação Universal,  será canonizado, declarado Santo pela Igreja.

Será chamado de “Apóstolo das Vocações”. Vocação à Vida, Vocação à fé, Vocação a uma missão específica.

Partilho esta minha alegria com vocês irmãos e irmãs da Prelazia de Itacoatiara, onde este filho de São Justino, foi chamado a servir como bispo.

Partilho esta minha alegria com minha família de sangue Lisboa/Oliveira que de algum modo é, também, parte desta história.

Partilho esta minha alegria com os irmãos leigos e as irmãs leigas das Paróquias confiadas ou que já foram confiadas aos Vocacionistas no Brasil, especialmente aquelas por onde, como filho de São Justino, busquei servir por mais de 25 anos.

Partilho esta minha alegria com os irmãos e as irmãs da Vida Consagrada, especialmente da Vida Religiosa, com quem partilhei muitas vezes a vivência do carisma Vocacionista.

Partilho esta minha alegria com os irmãos diáconos, padres e bispos que pelas estradas, rios e mares da vida convivemos em missão.

Partilho, ainda, com homens e mulheres da sociedade civil com quem trabalhei e trabalho na luta pela Vida das pessoas e  da Casa Comum.

Jesus, Maria, José!

São Justino Russolillo, rogai a Deus por nós. 

Dom José Ionilton, SDV

fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-05/bispo-vocacionista-dom-ionilton-participa-canonizacao-russolillo.html