A pandemia da Covid-19 está provocando graves consequências, não só no plano físico, também no plano psicológico e espiritual. Uma das cidades onde a pandemia tem provocado mais mortes tem sido Manaus. Segundo os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas, até o dia 27 de janeiro, o número oficial de contagiados era de 114.348, com uma incidência de 5.238,68 casos por 100 mil habitantes, e 5.152 óbitos, com 236 – 03 falecidos por 100 mil habitantes. Mesmo sendo números muito elevados, especialmente o número de óbitos, existe a suspeita de subnotificação nesses números.
A reportagem é de Luis Miguel Modino.
A Arquidiocese de Manaus, desde o início da pandemia tem acompanhado o sofrimento do povo. Agora, segundo foi dado a conhecer no dia 28 de janeiro, “a Arquidiocese de Manaus, preocupada com o atendimento espiritual das pessoas atingidas pela Covid-19, aprovou no Conselho Presbiteral a criação da Rede de escuta”.
O objetivo deste novo instrumento de acompanhamento “é acolher com amor, escutar e orientar com misericórdia e paciência os sofrimentos e alegrias das pessoas atingidas pelas consequências da Covid-19”. Esse atendimento será realizado de forma voluntária pelos padres, religiosas/os, leigos/as, que estão sendo convidados pela Coordenação de Pastoral “para que doem seu tempo para ajudar o próximo que está sofrendo e precisando de atenção”.
Essa escuta, destinada a “pessoas que necessitam dialogar”, será realizada por “pessoas espirituais, solidários e plenos de compaixão para escutar as angustias, sofrimentos, esperanças e sonhos das pessoas atingidas pela Covid-19”. Num primeiro momento, dada a gravidade do momento que está sendo vivenciado em Manaus nas últimas semanas, donde desde o dia 1° até o dia 27 de janeiro já faleceram vítimas da pandemia, 1.772 pessoas, segundo números oficiais, esse atendimento será realizado através de WhatsApp, buscando “escutar as pessoas que desejarem falar e receber uma palavra de conforto neste momento de isolamento social provocado pela pandemia”.
Leia mais
- Momento de lamento e dor que continua assolando a cidade de Manaus
- A dimensão espiritual da crise do coronavírus
- “A pandemia viral é o resultado da pandemia psicológica e espiritual”, afirma Gastón Soublette
- Pandemia e saúde mental: o que sabemos sobre impactos e medidas mitigadoras? Artigo de Monika Dowbor, Marilia Veronese, Lídia Ten Cate e Brenda Thamires Comandulli
- Propagando o cuidado: Olhares pastorais diante da pandemia
fonte: http://www.ihu.unisinos.br/606488-arquidiocese-de-manaus-cria-rede-de-escuta-espiritual-para-atingidos-pela-covid-19