ANEPE – Nota em apoio ao Terreiro das Salinas e de repúdio ao racismo religioso

NOTA EM APOIO AO TERREIRO DAS SALINAS E DE REPÚDIO AO RACISMO RELIGIOSO

A ANEPE – Articulação Negra de Pernambuco, organização formada por cerca de 20 coletivos, entidades e instituições negras e antirracistas pernambucanas, vem a público manifestar sua solidariedade ao Ilê Axé Ayabá Omi – Terreiro das Salinas, que foi brutalmente incendiado no último sábado, dia 1º de janeiro.

O Terreiro das Salinas foi fundado há cerca de dois anos e é dirigido pelo Babalorixá Lívio Martins na cidade de São José da Coroa Grande, litoral sul de Pernambuco.

Exigimos que o Governo do Estado coloque seu aparato institucional para apurar com todo o rigor esse caso de racismo religioso e identificar e punir os responsáveis pelo incêndio criminoso.

Temos assistido, nos últimos meses, um aumento significativo nos casos de racismo religioso em Pernambuco, com terreiros de religiões de matriz africana, afro-brasileira e afro-indígenas sendo atacados física e institucionalmente. Mesmo amparados pela Constituição Brasileira, que assegura o direito ao livre culto e crença, e pelo Estatuto da Igualdade Racial, que reforça a garantia dos direitos às religiões de matriz africana e afro-indígena, inúmeras são as situações em que os rituais são interrompidos pela polícia sob argumento de perturbação do sossego. Isso sem falar nos vários casos em que os espaços sagrados são diretamente atacados por fundamentalistas religiosos.

O racismo religioso violenta todos os dias o povo negro e de terreiro neste país, tentando demonizar nossos deuses, as nossas experiências religiosas e a nossa cultura. A falta de políticas públicas de igualdade racial no estado também é um dos principais motivos para essa crescente onda de discriminação e violência. Não admitiremos mais o silêncio das autoridades e das instituições públicas responsáveis pela garantia dos nossos direitos. Exigimos a plena implementação da legislação e também o estabelecimento de medidas de prevenção e proteção às religiões de matriz africana.

O Terreiro das Salinas tem notável incidência dentro de sua comunidade, através da distribuição semanal de sopas, além de reforço escolar gratuito para crianças e entrega de cestas básicas da Campanha Tem Gente Com Fome, da @coalizaonegrapordireitos. Como a maioria das casas de matriz africana, atua também na dimensão social dentro de sua comunidade, não apenas na dimensão religiosa.

A Anepe se mantém à disposição para contribuir com todo suporte institucional de que dispõe, inclusive para articular colaborações para a reconstrução do Ilê Axé Auabá Omi – Terreiro das Salinas.

Expressamos novamente toda a nossa solidariedade às filhas e aos filhos da casa, bem como ao Babá Lívio Martins.

Todo suporte jurídico e psicossocial está sendo garantido através do Projeto Oxé – atendimento jurídico e psicossocial contra o racismo, iniciativa da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, do Gajop e da Articulação Negra de Pernambuci.

Que a justiça de Xangô seja feita!

3/1/2022