“O MST oferece uma possibilidade de solucionar a fome”, diz Dom Bruno Elizeu, bispo do Paraná

O líder religioso participou da inauguração do Centro de Produção Agroecológica da comunidade Valdair Roque (PR)

RedaçãoBrasil de Fato | São Paulo (SP) | 23 de Outubro de 2021 às 16:22

Dom Bruno Elizeu também participou do plantio de árvores nos espaços comunitários – Valmir Fernandes/MST-PR

Dom Bruno Elizeu, Bispo da Diocese de Campo Mourão, no Paraná, participou, junto com outras autoridades religiosas e representantes do poder público, da inauguração de dois espaços comunitários do acampamento Valdair Roque, localizado em Quinta do Sol, também no Paraná: a capela Santa Catarina e o Centro de Produção Agroecológica Pinheiro Machado.  

Na ocasião, o líder religioso afirmou que “o Movimento Sem Terra [MST] oferece uma possibilidade de solucionar a fome. Se as pessoas Sem Terra que querem, que têm vocação para trabalhar a Terra, tivessem um pedacinho para poder trabalhar, com certeza teria alimento em abundância nas cidades”. https://platform.twitter.com/embed/Tweet.html?creatorScreenName=Brasil_de_Fato&dnt=false&embedId=twitter-widget-0&features=eyJ0ZndfZXhwZXJpbWVudHNfY29va2llX2V4cGlyYXRpb24iOnsiYnVja2V0IjoxMjA5NjAwLCJ2ZXJzaW9uIjpudWxsfSwidGZ3X2hvcml6b25fdHdlZXRfZW1iZWRfOTU1NSI6eyJidWNrZXQiOiJodGUiLCJ2ZXJzaW9uIjpudWxsfSwidGZ3X3NwYWNlX2NhcmQiOnsiYnVja2V0Ijoib2ZmIiwidmVyc2lvbiI6bnVsbH19&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1451995333379100672&lang=pt&origin=https%3A%2F%2Fwww.brasildefato.com.br%2F2021%2F10%2F23%2Fo-mst-oferece-uma-possibilidade-de-solucionar-a-fome-diz-dom-bruno-elizeu-bispo-do-parana&sessionId=655dc379a2068e8c739fe9836f8434e67837e28b&siteScreenName=Brasil_de_Fato&theme=light&widgetsVersion=f001879%3A1634581029404&width=550px

O bispo também parabenizou o movimento pela produção de alimentos. “Quero parabenizar a iniciativa pela forma ordeira, pelo testemunho que dão, pela forma como é organizado. É um povo de fé, temente a Deus, que tem como único objetivo criar sua família aqui na terra, porque tem vocação para trabalhar na terra, e produzir alimento para sua família e o excedente partilhar com os demais.” 

::MST vence prêmio internacional por atuação na garantia de condições dignas para a população::

Na ocasião, Dom Bruno celebrou a missa inaugural, na capela Santa Catarina, ao lado do padre José Carlos Krause, da paróquia do município, e do padre Dirceu Luiz Fumagalli.  

O outro espaço, o Centro de Produção Agroecológica Pinheiro Machado, foi inaugurado no mesmo local em que, no dia 2 junho do ano passado, homens armados destruíram lavouras na região. Segundo os moradores, o ataque foi uma forma de pressionar o despejo das moradias.  

“Aqui para nós é um símbolo de resistência contra as milícias, esse modelo de agricultura que expulsou nosso homem do campo e que nessa nossa luta de retomar a terra, a gente continue enfrentando, libertar essa terra toda das garras do latifúndio. Que isso aqui seja um espaço onde brote leite e mel para saciar a fome do nosso povo”, garantiu Martina Utemberg, direção estadual do MST, durante o ato de inauguração do Centro.  O nome do centro é uma homenagem ao professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, que veio a falecer no mesmo dia em que a lavoura havia sido destruída.  

Desde o início da pandemia, a comunidade já doou cerca de cinco toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação faz parte da campanha nacional do MST em solidariedade a quem enfrenta a fome neste período de pandemia e de crise econômica. No Paraná, mais de 790 toneladas de alimentos já foram doadas por famílias do MST desde abril de 2020.   

::MST completa 37 anos e mostra a força da agricultura familiar durante a pandemia::

Hoje, a comunicação é formada por cerca de 70 famílias que ocupam a antiga Fazenda Santa Catarina, de propriedade da Usina Sabarálcool, que acumula 964 ações trabalhistas somente na Comarca de Campo Mourão. 

No evento desta sexta-feira também participaram prefeitos de outras cidades da região, representantes de sindicatos e entidades e dos deputados estaduais José Lemos (PT) e Arilson Chiorato (PT). 

Edição: Douglas Matos

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2021/10/23/o-mst-oferece-uma-possibilidade-de-solucionar-a-fome-diz-dom-bruno-elizeu-bispo-do-parana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *