50 ANOS da Ordenação Episcopal de Dom Pedro Casaldáliga e da Carta Pastoral “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social

Passado meio século, celebramos o episcopado de Pedro Casaldáliga na luta para que permaneça sempre viva sua *chama mística e profética!* Aguardamos sua presença no dia 23 de outubro (sábado), às 17h30, na live que será transmitida simultaneamente nos seguintes canais do Youtube e Facebook: – Amigos da Prelazia; – CIMI;- CPT Nacional; – Irmandade dos Mártires da Caminhada; – Fundação Pedro Casaldáliga (Catalunha); – Um bispo contra todas as cercas.

Acompanhe nossas redes sociais e saiba mais sobre o evento, que contará com a participação de companheiras e companheiros que vivenciaram essa cerimônia humilde, às margens do Araguaia, que alcançou repercussão mundial. Também marcarão presença religiosos, intelectuais e artistas para celebrar esta data e debater sobre a atualidade dos temas que Pedro viveu e pautou na sociedade.  

Naquela noite de 23 de outubro de 1971, Pedro romperia os protocolos recusando as marcas do poder para mergulhar totalmente na vida do povo. As insígnias episcopais seriam ressignificadas de modo coerente com os princípios que norteariam a vida do bispo: 

_”Tua mitra será um chapéu de palha sertanejo; o sol e a lua; a chuva e o sereno; o olhar dos pobres com quem caminhas e o olhar glorioso de Cristo, o Senhor. Teu báculo será a verdade do Evangelho e a confiança de teu povo em ti. Teu anel será a fidelidade à Nova Aliança do Deus Libertador e a fidelidade ao povo desta terra. Não terás outro escudo que a força da esperança e a liberdade dos filhos de Deus, nem usarás outras luvas que o serviço do amor”._

50 anos depois, vamos nos reunir virtualmente para relembrar e assumir o compromisso de manter nossa história e o legado de Pedro vivos! *Participe e ajude a divulgar o evento!