Nota de Solidariedade a Dom Marcony Vinícius Ferreira, pela Comissão Justiça e Paz de Brasília

 

A Comissão Justiça e Paz de Brasília, por meio dessa nota, expressa veemente repúdio a incompreensível e revoltante ameaça realizada contra a Cúria Metropolitana de Brasília que resultou no fechamento da Esplanada dos Ministérios com a publicação do Decreto Governamental 40.884/20.

De igual relevo, hipoteca solidariedade ao Reverendíssimo Dom Marcony Vinícius Ferreira, injustamente agravado, tanto mais quanto provindo de seu próprio redil e reforça o apoio e a estima que sua tenacidade, nesse período conturbado inspiram e  revelam-se como exemplo apaziguador que se faz edificante.

É importante relembrar as palavras do Papa Francisco na Santa Missa na Basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em sua visita ao Brasil:

“(…) Quantas dificuldades na vida de cada um, no nosso povo, nas nossas comunidades, mas, por maiores que possam parecer, Deus nunca deixa que sejamos submergidos. Frente ao desânimo que poderia aparecer na vida, em quem trabalha na evangelização ou em quem se esforça por viver a fé como pai e mãe de família, quero dizer com força: Tenham sempre no coração esta certeza! Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados! Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações! O “dragão”, o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte. Deus é o mais forte, e Deus é a nossa esperança!”

No mesmo caminhar reconhece o cuidado do Excelentíssimo Governador ao interditar a Esplanada dos Ministérios quando de pronto tomou conhecimento das ameaças direcionadas à Cúria Metropolitana, não obstante, reivindique-se que, a partir de então, as forças de segurança que estão sob a égide de sua autoridade, sejam devidamente encaminhadas para preservar a incolumidade física e o patrimônio da Arquidiocese de Brasília, sob pena das ameaças consumarem-se.

Por fim, porque não se pode ignorar que “a justiça que vem de Deus (e não se pode) estabelecer sua própria justiça” (Misericordiae Vultus, n, 21), espera que a Polícia Judiciária e o Poder Judiciário sejam efetivos em suas ações, encontrando os responsáveis por tão graves ameaças e tomando as medidas cabíveis para coibir esses atos, que não se esgotam numa afronta aos fundamentos do ideal evangélico (Evangelii Gaudium, capítulo I), mas atentam contra os preceitos constitucionais, legais e administrativos.

Por Comissão Justiça e Paz de Brasília

 

fonte: https://www.comissaojusticaepazdf.org.br/nota-de-solidariedade-a-dom-marcony-vinicius-ferreira/


Bispo foi ameaçado após impedir acampamento ao lado da Catedral

Remanescentes do grupo 300 do Brasil teriam ameaçado bispo auxiliar para ficarem no templo, o que motivou fechamento da Esplanada

Esplanada fechada proximo a catedral apos ameacas ao bispoRAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

ATUALIZADO 16/06/2020 17:14

Uma ameaça ao bispo auxiliar de Brasília dom Marcony Vinícius Ferreira foi um dos motivos para que o governador Ibaneis Rocha fechasse a Esplanada desta terça (16/06) até as 23h59 de quarta-feira (17/06). Conforme adiantou a coluna Grande Angularremanescentes do grupo 300 do Brasil queriam acampar próximo à Catedral Metropolitana, o que foi negado pelo religioso. O pároco do templo, padre João Firmino, conta que o pedido havia sido feito a ele mais cedo. 

Firmino afirma que um grupo montou acampamento entre a Cúria Metropolitana e a Catedral. Então, uma jovem perguntou para ele se poderiam ficar no local.

“Eu expliquei para ela que não poderiam. A jovem me disse que eles fariam uma vigília. Eu disse que não podia autorizar porque o terreno era particular. Como a minha resposta foi negativa, eles foram até a Cúria para pedir a autorização ao bispo”, lembra o padre.

Dom Marcony, porém, participava de uma missa na Catedral. “Pouco depois, o bispo relatou a ameaça. Acreditamos que o governo, vendo que eles poderiam ocupar outros lugares na Esplanada, tomou essa medida”, disse João Firmino.

 

“Com isso, a Catedral, que já estava aberta somente pela manhã por causa da pandemia do novo coronavírus, ficará fechada amanhã [quarta]. Infelizmente, vamos passar por mais esse aperto. Dom Marcony pediu para que tomássemos cuidado e alertou que o grupo estava nas imediações”, afirma o padre.

 

Uma funcionária da Cúria, que preferiu não se identificar, disse que só foi informada de que a Catedral iria fechar após ameaças de remanescentes do acampamento. “Quando cheguei pela manhã, reparei cerca de 15 pessoas ao lado da Catedral, que se dispersaram. Não presenciei nada, mas as informações são as de que eles fizeram ameaças porque queriam montar acampamento ali e foram impedidos.”

Logo depois, a própria Arquidiocese de Brasília divulgou nota em que confirma o pedido de um grupo de manifestantes para que acampassem na Catedral. O bispo auxiliar recusou de pronto, diz o comunicado.

 
ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA/DIVULGAÇÃONota da Arquidiocese de Brasília
Nota da Arquidiocese de Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu fechar a Esplanada dos Ministérios por dois dias, nesta terça-feira (16/06) e quarta-feira (17/06).

A medida, oficializada por meio de decreto, foi tomada após integrantes da inteligência do governo detectarem que remanescentes do grupo 300 do Brasil fizeram ameaças ao bispo dom Marcony Vinícius Ferreira. Ele pertence à Cúria Metropolitana, que fica na Catedral Nossa Senhora Aparecida, no meio da Esplanada.

Veja o decreto:

Logo depois, ele foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF. Confira:

REPRODUÇÃO/DODFDecreto publicado no Diário Oficial do DF com o fechamento da Esplanada por dois dias

Decreto publicado no Diário Oficial do DF com o fechamento da Esplanada por dois dias. O acampamento dos 300 do Brasil foi desmontado em operação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do DF Legal nesse sábado (13/06).

No domingo (14/06), Ibaneis também decretou o fechamento completo da Esplanada. A ação foi uma resposta ao tom que parte dos manifestantes adotaram nesse sábado (13/06) durante e depois dos protestos no centro de Brasília.

O decreto considera as aglomerações verificadas nos últimos dias e o devido perigo de contágio do novo coronavírus, ameaças de alguns manifestantes aos Poderes constituídos, ameaças dirigidas à Cúria Metropolitana de Brasília, manifestações de conteúdos anticonstitucionais e outras medidas para contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.

Assim, proíbe o trânsito de veículos e pedestres desde a Rodoviária do Plano Piloto até a Praça dos Três Poderes, desta terça-feira (16/06) até as 23h59 de quarta (17/06). Somente autoridades devidamente identificadas poderão passar pelo local. Detran e DER farão a organização e a fiscalização, assim como as forças de Segurança Pública do DF.

 

fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/bispo-foi-ameacado-apos-impedir-acampamento-ao-lado-da-catedral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *