Notas Públicas

    Manifestações de violência no Haiti
    Manifestações de violência no Haiti  (ANSA)
    Sete religiosos foram sequestrados por um grupo criminoso no Haiti. Os sequestradores pediram resgate de um milhão de dólares. Os bispos apelam para que o país se recupere do clima de violência em que está vivendo
     

    Giancarlo La Vella – Vatican News

    Cinco padres católicos, entre eles dois franceses, e duas freiras são vítimas de mais um episódio de violência no Haiti. A notícia foi anunciada pela Conferência Episcopal local, destacando que os sequestradores exigiram a soma de um milhão de dólares para a libertação dos sete religiosos. O grupo estava viajando na região nordeste da capital Porto Au Prince, quando ocorreu o ataque.

    A longa crise no Haiti

    O país caribenho, que ocupa cerca de um terço da ilha de Hispaniola nas Antilhas, está passando por uma grave crise econômica, política e social, que pode explodir em revoltas e reviravoltas autoritárias. Há algum tempo tem sido cada vez mais dilacerado por sequestros e crimes violentos que ocorrem em um clima de profunda ruptura causado nos últimos 15 anos por furacões, terremotos e epidemias. Seguiu-se uma emergência humanitária sem precedentes, que continua até hoje, apesar da mobilização da comunidade internacional.

    A exortação dos bispos a reagir

    Os sete religiosos, de acordo com uma agência de notícias local, foram sequestrados por um conhecido grupo criminoso. "A nação deve se levantar para combater estes episódios", afirmou o padre Gilbert Peltrop, secretário geral da Conferência Haitiana. O sequestro ocorre menos de duas semanas depois que homens armados raptaram um pastor e três outras pessoas.

    fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-04/haiti-sequestro-religiosos.html


    Os religiosos sequestrados no Haiti foram todos libertados

    3 de maio de 2021 


    Todos os religiosos católicos sequestrados no Haiti foram libertados. O anúncio foi feito pelos sacerdotes de Saint-Jacques, instituto missionário de que fazem parte.

    A informação é publicada por Avvenire, 30-04-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

    "Nossos coirmãos, irmãs e familiares do padre Jean Anel Joseph estão em boa saúde", disse o instituto missionário em um comunicado à imprensa, sem especificar se o resgate foi pago. Três dos sete religiosos (cinco padres e duas religiosas) sequestrados no dia 11 de abril já haviam sido libertados há uma semana.

     

    Leia mais

    fonte: http://www.ihu.unisinos.br/608883-os-religiosos-catolicos-sequestrados-no-haiti-foram-todos-libertados